O verme amendoim também conhecido como sipuncúlidos são vermes marinhos não-segmentados que tem a larva mais carismática dos oceanos, a pelagosfera:

As pelagosferas são bastante ativas e podem nadar por meses até assentar e se tornarem indivíduos adultos.
Os adultos são mais… vermiformes. Vivem no lodo, areia ou conchas, tem uma probóscide retrátil denominada de introverte (veja este vídeo) com tentáculos em volta da boca e seu ânus fica no meio das “costas” (superfície dorsal).

Alguns são bonitos e até coloridos. E tem gente que come o verme amendoim, claro! Descobri na Wikipedia que geléia de sipuncúlido é uma delicatessen de uma cidade na China. Nham!

Enfim, queria mesmo era compartilhar o teste abaixo traduzido de um famoso livro texto de invertebrados. Com as figuras e links neste post fica fácil responder ;)
Saiba mais sobre os sipuncúlidos no EoL.
2 respostas em “Verme amendoim”
“Eu quero ver você dançando o amendoim”. Não, não quero, não.
Seriam os sipúnculos anelídeos?
http://www.biomedcentral.com/1471-2148/7/57
———–
[]s,
Roberto Takata
Puts, não conhecia essa dança do amendoim… Mas, sim! Sipuncula, Echiura e Pogonophora+Vestimentifera foram parar dentro de Polychaeta. Acho que a relação de cada um desses grupos com os outros poliquetos (oligoquetos também são poliquetos agora) ainda é incerta. Nos últimos trabalhos que vi, este e este, Sipuncula aparece como grupo irmão dos outros anelídeos algumas vezes, mas não sempre.
O interessante é que apesar de Sipuncula e Echiura terem algumas características similares à anelídeos eles não tem nenhum sinal de segmentação do corpo. O fato deles serem agora anelídeos indica que a presença de segmentação é um caráter mais sujeito à mudanças do que se acreditava anteriormente, já que a hipótese mais aceita é que ela foi perdida independentemente nos 2 grupos. Além disso, quando a situação estiver melhor resolvida talvez até seja possível considerar se o ancestral comum dos anelídeos era ou não-segmentado. Essa história vou colocar em outro post quando der!
Abs!