Há tempos que não postava uma música nova aqui. Esta comecei no finzinho do ano passado, na escalada do inverno, no auge da escuridão.
0:00 – 0:28
Como costuma acontecer, estava tocando alguns acordes no baixo e a introdução se materializou. Ela me lembra Midwestern Nights Dream, por algum motivo. Não sei se é a harmonia, o ritmo ou a ambiência. Tanto que quase a batizei de Midwinter Nights Wander. Mas como a música ganhou outra cara com os outros instrumentos, ela virou Winter Wandering (ou Vagueio de Inverno).
0:28 – 0:42
Com a introdução gravada tentei encontrar uma base que funcionasse com ela. Queria que fosse com o baixo. Algo que desse a pegada da música. Optei por uma levada simples, mas que tem um certo groove porque assim que é legal.
O baixo entra com a bateria. Queria marcar o ritmo de maneira discreta com timbres diferentes de uma bateria normal. Encontrei um kit do fundo do mar com som de sonar e barulhos de bolhas (?). Não obstante, adicionei efeitos e delays por cima.
0:43 – 0:57
O baixo base pediu um suporte no contra tempo. Gravei uma “guitarra” estilo Ska-zinho pra acompanhar (com meu baixo mesmo). O rumo que a música tomou me surpreendeu. São justamente essas associações inesperadas que gosto no processo de compor.
Para complementar a guitarra procurei outro suporte com tonalidade diferente. Algo mais percussivo. Criei uma levadinha usando notas abafadas que ficou meio de videogame (?), mas casou bem com a guitarra e o baixo base.
Até aqui as batidas da bateria são mais retas e marcadas. No restante, programei variações rítmicas para dinamizar as diferentes partes da música.
0:58 – 1:25
Faltava a melodia. Fiz várias rodadas de improviso até definir o tema principal. É uma melodia um pouco arrastada e, por vezes, descontínua que quebra a repetitividade da base da música. E para destacá-la dos outros timbres recorri a um slap de leve no baixo. Acabei com duas variações principais em torno do tema. Mas ainda faltava algo…
1:26 – 1:40
Foi difícil, mas encontrei o que faltava! Criei uma terceira variação da melodia que gruda com a harmonia da introdução e do baixo base. A linha mais simples resolve o tema. É minha parte favorita da música.
1:41 – 2:39
Pra concluir, escolhi o caminho mais simples. Uma repetição da melodia inteira e um fade out com a melhor parte em loop para ouvir um pouquinho mais.
Fim