Fiz uma versão nova e mais completa, deste script. Confira aqui.
No meu computador mantenho apenas arquivos essenciais para o trabalho da semana/mês e vou estocando tudo em discos rígidos externos progressivamente. Contudo, como eles são meio desorganizados, queria um jeito prático de fazer backup completo dos arquivos diários de trabalho.
A solução foi criar um script em shell (bash) que fizesse uma cópia exata do meu computador para outra máquina conectada na rede local.
Depois de uma rápida pesquisa vi que o rsync era a ferramenta que estava procurando para o trabalho. Não é preciso muito para conseguir fazer o backup com o rsync, basta usar o seguinte comando (cheque a documentação para entender os argumentos):
rsync -ah --delete -e ssh /home/user1 user2@IPouHostname:/home/user2/Backup/ #nota de precaução: o --delete faz com que os arquivos no destino sejam deletados, caso estejam ausentes na origem
No entanto, foi preciso configurar algumas coisas para que tudo corresse bem nas duas máquinas rodando Ubuntu.
Como minha rede local é DHCP as máquinas não tem um IP estático. Queria rodar o script sem precisar saber o IP do destino usando apenas o hostname (nome da máquina na rede). Quando tentei conectar via ssh usando o hostname original não consegui. Para funcionar é necessário simplesmente mudar o hostname da máquina de destino para hostname.local. Siga estas instruções resumidas abaixo:
- Abra o arquivo /etc/hosts com um editor de texto pelo terminal
sudo vim /etc/hosts
- Mude a linha
127.0.1.1 hostname
para
127.0.1.1 hostname.local
- Salve o arquivo e abra o arquivo /etc/hostname com
sudo vim /etc/hostname
- Mude o hostname para hostname.local e salve
- Reinicie a máquina ou execute:
sudo /etc/init.d/hostname.sh stop
sudo /etc/init.d/hostname.sh start
sudo /etc/init.d/network restart
Com isso foi possível conectar via ssh sem precisar saber o IP, apenas com o hostname. Outra pendenguinha é que o ssh precisa da senha de usuário da máquina de destino para se conectar. Pra evitar isso e conseguir fazer o login remotamente sem precisar digitar a senha siga estes passos (isso permite com que você possa iniciar o backup sem precisar estar por perto, por exemplo deixar agendado para rodar o script 1 vez por semana).
Com isso resolvido abra o script abaixo num editor de texto, edite os detalhes de configuração, salve e execute o script num terminal. Para executar torne o arquivo executável com o comando
chmod 755 backup.sh
e execute com
./backup.sh
Tentei fazer com que meu computador ligasse remotamente (para que nem precisasse ligar a máquina de destino pra fazer backup – o script a ligaria remotamente), mas não consegui. Tem instruções sobre o wakeonlan aqui.
O script abaixo basicamente:
- Checa se a máquina de destino está ligada (se estiver desligada ele avisa, põe no log e fecha)
- Se estiver ligada ele executa o rsync (o –delete-before deleta os arquivos do destino antes de copiar os arquivos novos; útil se não houver muito espaço no disco do destino – o padrão é –delete que vai deletando e copiando progressivamente)
- O terminal mostra todas as operações e calcula a duração do backup. Tudo isso fica registrado num arquivo log
Obviamente sugestões são muito bem vindas! Segue então o script:
#!/bin/bash # Script para backup via SSH usando o rsync # Versão 0.1 ## Configuração!!! ## # Mude os parâmetros abaixo, referentes ao seu sistema # Arquivo log LOG=/home/user0/.backup`date +%Y-%m-%d`.log # Destino # IP ou hostname da máquina de destino DESTINO=destino.local # Usuário no destino USR=user1 # Diretório de destino DIR=/home/user1/Backup/ # Origem # Diretório de origem SRC=/home/user0 ## Fim das Configurações!!! ## # Checar se a máquina de destino está ligada /bin/ping -c 1 -W 2 $DESTINO > /dev/null if [ "$?" -ne 0 ]; then echo -e `date +%c` >> $LOG echo -e "\n$DESTINO desligado." >> $LOG echo -e "Backup não realizado\n" >> $LOG echo -e "--- // ---\n" >> $LOG echo -e "\n$DESTINO desligado." echo -e "Backup não realizado.\n" else HORA_INI=`date +%s` echo -e `date +%c` >> $LOG echo -e "\n$DESTINO ligado!" >> $LOG echo -e "Iniciando o backup...\n" >> $LOG rsync -ah --delete --stats --progress --log-file=$LOG -e ssh $SRC $USR@$DESTINO:$DIR HORA_FIM=`date +%s` TEMPO=`expr $HORA_FIM - $HORA_INI` echo -e "\nBackup finalizado com sucesso!" >> $LOG echo -e "Duração: $TEMPO s\n" >> $LOG echo -e "--- // ---\n" >> $LOG echo -e "\nBackup finalizado com sucesso!" echo -e "Duração: $TEMPO s\n" echo -e "Consulte o log da operação em $LOG.\n" fi # Afazeres # - Incluir em cron job! # - Definir como lidar com o arquivo.log (deletar, arquivar, deixar...) # - Incluir wakeonlan para ligar o computador se estiver desligado # - Desligar máquina de destino após o término do backup # - Criar alça para quando a transferência falhar (e.g.,falta de espaço)
10 replies on “Shell script para backup usando rsync e ssh em DHCP no Ubuntu”
Boas
Quanto ao WOL se o computador estiver que esta na sua rede local basta instalar o wakeonlan (no pc que executa o script) com o seguinte comando:
sudo apt-get install wakeonlan etherwake
apos isto para acordar o pc basta meter o comando:
wakeonlan -p 7 00:11:22:33:44:55
onde o parâmetro “-p 7” é o numero da porta (porta 9 por defeito) e onde “00:11:22:33:44:55” é o mac adress do computador que quer acordar.
Agora só tem de integrar este comando no seu script na parte onde manda o Ping e verifica se o computador esta desligado.
Caso ele esteja desligado entao manda o “Pacote magico” e volta atras no script voltando a verificar se o pc já esta acordado.
Eu até completava o script por você mas não ando dentro de shell scripting ultimamente.
:D
Opa, valeu! Na verdade tentei tudo isso e mais algumas coisinhas, mas o computador não ligou. Por isso nem incluí nada no script. Qualquer dia desses tentarei de novo.
abs
Ola amigo, estava procurando isso mesmo, mas tenho uma duvida.
Este Script faz com que os arquivos sejam Sobrescritos na maquina de backup ?
obrigado
Outra duvida é se seria possivel temporizar este comando ? para que de hora em hora ele faça um rsync .;
Olá Eduardo, sim se você atualizar os arquivos na sua máquina de origem os arquivos na máquina de destino serão sobrescritos.
Para temporizar tente um cronjob (exemplos) que executa o script no intervalo que você definir.
rsync rocks! =D
[…] Outro dia atualizei o que faltava no meu shell script para fazer backup usando o rsync. […]
Nelas, muito bom!
Pena que agora eu só estou trabalhando com mac e usando o time machine, mas com certeza, irei esbarrar nos linux da vida mais algumas vezes…
Excelent!!
Utilizei no SUSE fazendo algumas poucas adaptações e funfou direitinho!
Thanks.
Legal :)
Você viu a versão atualizada, né?