Categories
artigos código

Site da exposição Oceano atualizado

Oceano: vida escondida (header)

O site da exposição Oceano: vida escondida foi um dos primeiros que fiz, lá em meados de 2007. Ele mostra imagens de organismos marinhos com rara beleza estética. É a versão online de uma exposição itinerante que rolou no mundo real daquela época (teve até reportagem e bastidores).

Outro dia, revisei o conteúdo e apenas alguns links e imagens estavam quebrados. Incrível como o site continue no ar funcionando até hoje sem qualquer manutenção. De qualquer modo, já era hora de uma atualização, então também aproveitei para dar uma geral no código.

Website Oceano em 2024
Home do site da exposição Oceano em 2024: cebimar.usp.br/oceano

O site é estático e funciona quase como os static site generators modernos. O conteúdo fica em arquivos individuais, separados de outras partes do template como header, sidebar e footer, e um bash script monta todos os HTMLs finais para o site. Bem primário, mas funcional.

Nesta atualização não mudei o conceito, mas refatorei o código para compilar o site usando um Makefile para facilitar. Também re-organizei os arquivos HTML, CSS e JS em pastas separadas. Além, claro, de fazer uma limpeza geral e corrigir os links e imagens.

Publiquei o código com as atualizações em um repositório no GitHub: github.com/bruvellu/oceano

Repositório do website da exposição Oceano: vida escondida

Gostei da simplicidade de mexer direto no HTML com arquivos estáticos. Nostálgico, quase. A única coisa chata é que o encoding do site é ISO-8859-1. Ou seja, não posso escrever acentos diretamente, tenho que usar as entities apropriadas para cada caractere especial. Tipo assim:

A exposição fotográfica...

Acho que era uma limitação do servidor na época. Gostaria de converter tudo para UTF-8 por que ninguém merece ficar digitando essas entities. Mas, fica para a próxima atualização.

Reply by Email

or

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *