Observar um embrião vivo no microscópio é incrível. Como uma criatura com várias partes, orgãos sofisticados e comportamento se forma a partir de uma única célula?
Na minha pesquisa capturo muitas fotos e vídeos de embriões se desenvolvendo para entender como funcionam. Só que apenas uma parcela pequena destas imagens são publicadas oficialmente em artigos científicos, e a grande maioria acaba perdida em algum disco-rígido…

Por isso participo de iniciativas que exploram o potencial destas imagens para divulgação científica.
No meu mestrado criei um vídeo-resumo para a divulgação do meu projeto sobre o ciclo de vida das bolachas-do-mar. O Vida de Bolacha foi ao ar no fim de 2008 e ainda faz sucesso por aí:
Outro projeto que criei em colaboração com o Alvaro Migotto do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar) foi o Cifonauta, um banco de imagens para a biologia marinha. Ele é uma plataforma multimídia com mais de 12 mil fotos e vídeos anotados mostrando a biodiversidade marinha brasileira.

Também ajudei a organizar exposições itinerantes como a Oceano: vida escondida com a ideia de usar imagens para engajar o público em tópicos científicos e de conservação.

Por fim, eu frequentemente compartilho fotos e vídeos de minhas pesquisas na internet para divulgação científica re-uso:
- Fotos e Vídeos (marcadores neste website)
- YouTube e Vimeo (onde coloco a maioria dos vídeos)
- Cifonauta (material do mestrado com equinodermos)
- Wikimedia Commons (material do doutorado com outras criaturas)
- Flickr (fotos mais antigas)
A maioria das imagens está sob licenças de uso flexíveis da Creative Commons. Qualquer dúvida sobre como utilizá-las não exite em entrar em contato.